segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Transplante renal

Quando os rins sofrem prejuízo irreversível de suas funções, pode-se tentar o transplante renal, que é a substituição de um dos rins do paciente por um rim sadio. Este pode ser obtido de doadores mortos ou vivos, no último caso, o doador passa a viver com apenas um rim, o que é perfeitamente compatível com a vida.
É  necessário que haja compatibilidade entre os sistemas imunitários do doador e do receptor, para evitar a rejeição do rim implantado. Mesmo assim, o receptor precisa tomar permanentemente medicamentos que reduzem parcialmente a ação de seu sistema imunitário, evitando a rejeição. O único caso em que a rejeição não ocorre é qunado o transplante é feito entre gêmeos univiteinos (identicos).


Os transplantes de rim tem alcançado altos índices e sucesso graças ao aprimoramento das técnicas cirurgicas e, principalmente, a descoberta de novos medicamentos que suprimem ou deprimem as defesas do organismo (imunossupressores).
Um problema que os transplantados enfrentam é a falta de doadores, mesmo com tantas campanhas por ai, de doação de orgãos, que pedem para os cidadãos doa-los em caso de morte. A doação de orgãos é um ato solidário e de extrema importância pois pode salvar muitas vidas ou melhorá-las. Seria muito importante que cada um de nós refletisse sobre essa questão para podermos ser beneficiários de uma atitude generosa. Vamos la pessoal, converse com as suas famílias e seja um doador!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário