quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eliminando a urina

O processo de eliminação da urina do corpo pode ser dividido em duas fases: primeiro a urina é trazida pelos ureteres acumula-se na bexiga até enchê-la. Depois ocorre a micção que é o esvaziamente completo da bexiga, com a eliminação da urina pela uretra.

Através de perguntas que formulamos, ficará mais facil entender o processo de eliminação da urina:

Por que a urina acumula-se na bexiga?
Porque um anel muscular presente no ponto de união da bexiga à uretra, o esfíncter uretral, mantém-se contraído, impedindo sua saída. Na parede da uretra também tem musculos que se contraem e não deixam a urina sair.

Como sabemos que estamos prontos para urinar?
Porque quando a bexiga enche, receptores nervosos em sua parede são estimulados e transimitem a informação para o encéfalo, o que provoca a vontade de urinar. Se a ação pode ser realizada naquele mesmo momento, o encéfalo emite estímulos nervosos para a contração da musculatura da bexiga e com isso a urina é expulsa da bexiga, flui pela uretra e é eliminada do corpo. Os esfíncteres urinários são controlados involuntáriamente e voluntáriamente e é por isso que podemos interromper a micção, se quisermos.

Por que os recém nascidos não conseguem controlar a micção?
Pois os recém nascidos ainda não desenvolveram o controle voluntário da micção, pois é desenvolvido por volta de 2 a 4 anos de idade, com o amadurecimento do sistema nervoso. Sempre que a bexiga fica cheia, ela se contrai, os efíncteres relaxam e a urina é eliminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário