quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como é formada a urina

A urina é produzida nos rins, mais precisamente nos nefrónios, em diversas etapas que permitem eliminar uma parte dos resíduos do organismo, entre outras funções. As restantes funções renais envolve diferentes regulações, nomeadamente iónicas acido-básicas.

A diurese (processo que realiza a elaboração da urina) é composta por diversos mecanismos sucessivos. A primeira parte da formação da urina consiste numa filtragem sanguínea que visa a obtenção de uma urina também designada por "primária". Para este efeito o sangue atravessa os capilares porosos (pequenas artérias cuja parede está coberta por poros) contidos nos tubos urinários; algumas moléculas de dimensões bastante reduzidas podem assim atravessar a parede dos capilares por efeito de uma assinalável diferença de pressão, sendo recolhidas pelos tubos urinários.
A solução resultante da filtragem recebe a designação de "urina primária", uma vez que irá sofrer modificações em termos de composição antes da sua eliminação. Possui neste estádio características muito próximas das do plasma.
A seguir a esta filtragem produz-se o fenómeno da reabsorção, que se processa nos tubos contornados e fundamentalmente no tubo contornado próximal. Permite o refluxo na circulação sanguínea de moléculas e iões indispensáveis ao organismo. Estes transportes são frequentemente associados a uma reabsorção de água; alguns requerem a utilização de energia celular enquanto que outros transportes decorrem de forma passiva.
Os principais iões reabsorvidos são os seguintes: cloreto, sódio e potássio. Quanto às moléculas recolhidas pelo tubo contornado, consistem na totalidade da glucose e das proteínas e uma parte dos aminoácidos e dos ácidos orgânicos.
Finalmente, algumas substâncias entram na urina graças ao fenómeno de secreção, situado também no tubo contornado próximal. Este mecanismo aplica-se às substâncias presentes em natureza no sangue (tais como os produtos de contraste utilizados na exploração funcional, ou ainda medicamentos tais como a penicilina) ou que tenham de ser elaborados pelo epitélio do tubo (o amoníaco por exemplo). Podem ainda observar-se aqui mecanismos activos, passivos, assim como trocas. Na última parte do nefrónio (unidade funcional do rim) - o tubo colector - ocorre um derradeiro fenômeno que conduz à obtenção da urina definitiva. Os mecanismos reguladores intervêm concentrando a urina em maior ou menor grau e conferindo-lhe maior acidez.

Abaixo segue para você o esquema do processo de formação da urina.

Um comentário: