terça-feira, 7 de setembro de 2010

Constituiçã do Sistema Urinário

Oii! Hoje postamos para você os componentes do sistema urinário. Clicando no link de cada um dos componentes você terá uma explicação mais detalhada sobre o orgão escolhido, além de uma imagem para você visualizar!

Os componentes do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária, a uretra e o néfron. Os principais excretas da urina humana são: a uréia, o cloreto de sódio e o ácido úrico. A eliminação da urina é feita através do sistema urinário.





Juntamente com as substâncias de rejeição, o aparelho urinário filtra e elimina também água. A eliminação de água é necessária seja porque as substâncias de rejeição estão dissolvidas no plasma, que é constituído, na sua maior parte, de água, seja porque também a quantidade de água presente no sangue e nos tecidos deve ser mantida constante.


A água entra na composição de todos os tecidos e da substância intercelular (que enche os espaços entre as células): ela é o constituinte universal de todos os "humores" do organismo e tem a tarefa essencial de servir de "solvente" de todas as substâncias fisiologicamente ativas. A água entra no organismo com os alimentos e as bebidas; em parte se forma no próprio organismo por efeito das reações químicas que aí têm lugar. Depois de ter realizado as suas importantes funções, a água deve ser eliminada: como antes tinha servido de veículo às substâncias nutritivas, agora serve de veículo às substâncias de rejeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário